Formação Docente: conceitos
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GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro, 8ª Ed. São Paulo: Ática, 2006.

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Mensagem por Admin Qua Abr 03, 2013 12:50 am

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Mensagem por Monique Bezerra de Sousa Dom Abr 07, 2013 7:50 pm

PROJETO DIDÁTICO INTERDISCIPLNAR:
DIALOGANDO COM OS CONCEITOS ESTRUTURANTES NA FORMAÇÃO DOCENTE
ACADÊMICO/A: MONIQUI BEZERRA DE SOUSA
III PERÍODO NOTURNO

QUADRO DE CONCEITOS DO FÓRUM VIRTUAL
REFERÊNCIAS: GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro, 8ª Ed. São Paulo: Ática, 2006.

TEORIA DA DEPENDÊNCIA: A teoria da dependência trata do relacionamento das economias dos países chamados periféricos com as economias dos países chamados centrais ou hegemônicos, e que estas relações econômicas dependentes por parte dos países periféricos em relação ás economias centrais, criavam redes de relações políticas e ideológicas que moldavam formas determinadas de desenvolvimento político e social nos países dependentes ou periféricos.

PROCURA MOSTRAR COMO, NO PLANO INTERNO, A EDUCAÇÃO (TANTO A INTENCIONAL QUANTO A NÃO-INTENCIONAL) REFORÇA AS DEMANDAS SIMBÓLICAS DAS CLASSES DOMINANTES E DOMINADAS, REPRODUZINDO UMA ESTRUTURA SOCIAL DETERMINAÇÃO; E, NO PLANO EXTERNO, COMO SE EXERCE O DOMINAÇÃO DA NAÇÃO HEGEMÔNICA SOBRE A PERIFERIA.

TEORIA DA MODERNIZAÇÃO : A modernização consiste na transição de uma sociedade rural, para uma sociedade urbana, de agrícola, para industrial, de primitiva para avançada. É uma transição de relações sociais estáticas para dinâmicas. Inclui tanto fatores econômicos e sociais, como valores e cultura. Esta transição altera a estrutura base de classe.

PROCURA DEMONSTRAR COMO, NO PLANO INTERNO, A EDUCAÇÃO CONTRIBUI PARA A MODERNIZAÇÃO DA SOCIEDADE, CRIANDO QUADROS TÉCNICOS, POSSIBILITANDO A MOBILIDADE SOCIAL, REDISTRIBUINDO A RENDA; NO PLANO EXTERNO, ATRAVÉS DO EFEITO DE DEMOSTRAÇÃO, A MAIOR PROXIMIDADE ENTRE AS SOCIEDADES, NUMA VISÃO OTIMISTA DA MARCHA DA HISTÓRIA PARA UMA COMUNIDADE PLANETÁRIA.

A PEDAGOGIA PROGRESSISTA:A pedagogia progressista tem-se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia do Paulo Freire, a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.

NÃO TEM COMO INSTITUCIONALIZAR-SE NUMA SOCIEDADE CAPITALISTA; DAÍ SER ELA UM INSTRUMENTO DE LUTA DOS PROFESSORES, AO LADO DE OUTRAS PRATICAS SOCIAIS.

DIÁLOGO: Um diálogo é quando pessoas falam e se escutam, cada qual colocando seu ponto de vista e tendo a mesma chance que a outra, para falar e para escutar.

O DIÁLOGO É, PORTANTO, UMA EXIGÊNCIA EXISTENCIAL QUE POSSIBILITA A COMUNICAÇÃO E PERMITE ULTRAPASSAR O IMEDIATAMENTE VIVIDO.

EDUCAÇÃO BANCARIA : Paulo Freire entendia que ela visava à mera transmissão passiva de conteúdos dos professor, assumido como aquele que supostamente tudo sabe, para o aluno, que era assumido como aquele que nada sabe. Era como se o professor fosse preenchendo com seu saber a cabeça vazia de seus alunos; depositando conteúdo, como alguém deposita dinheiro em banco.

EDUCAÇÃO BANCÁRIA TEM POR FINALIDADE MANTER A DIVISÃO ENTRE OS QUE SABEM E OS QUE NÃO SABEM, ENTRE OPRIMIDOS E OPRESSORES.

EDUCAÇÃO: A educação pode ser definida como sendo o processo de socialização dos indivíduos. Ao receber educação, a pessoa assimila e adquire conhecimentos.

ENTENDE A EDUCAÇÃO COMO UM PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO QUE SE DÁ AO LONGO DE TODA A VIDA, OCORRENDO EM CASA, NA RUA, NO TRABALHO, NA IGREJA, NA ESCOLA E DE MUITOS MODOS DIFERENTES.

EDUCADOR POPULAR: É a pessoa que vai dirigir a educação popular.

EDUCADOR POPULAR , PARA O AUTOR, NÃO É AQUELE QUE TRANSMITE O QUE A EDUCAÇÃO DO SISTEMA LHE PEDE, MAS AQUELE QUE “VIVE DE MÃOS DADAS COM O POVO, ENVOLVIDO E COMPROMETIDO COM AS SUAS PREOCUPAÇÕES, SEUS PROBLEMAS”.

EDUCAÇÃO POPULAR : A Educação Popular é uma educação comprometida e participativa orientada pela perspectiva de realização de todos os direitos do povo.

É UM PROCESSO SISTEMÁTICO DE “ PARTICIPAÇÃO NA FORMAÇÃO, FORTALECIMENTO E INSTRUMENTALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS E DOS MOVIMENTOS POPULARES”, COM O OBJETIVO DE APOIAR, A PASSAGEM DO SABER POPULAR AO SABER ORGÂNICO, OU SEJA, DO SABER DA COMUNIDADE AO SABER DE COLASSE NA COMUNIDADE.

ESCOLA: A escola é uma instituição concebida para o ensino de alunos sob a direção de professores.

A ESCOLA É COLOCADA COMO UM BEM A SER ADQUIRIDO, UM TESOURO QUE TRARÁ AO SEU POSSUIDOR ASCENSÃO SOCIAL, PROFISSIONAL E PROSPERIDADE ECONÔMICA.

PÁTRIA: Pátria indica a terra natal ou adotiva de um ser humano, que se sente ligado por vínculos afetivos, culturais, valores e história.

A PÁTRIA É APRESENTADA COMO ALGO QUE POSSUI PERSONALIDADE PRÓPRIA, REPRESENTADA POR POESIAS QUE EXALTAM SUA BELEZA E PODER, AO MESMO TEMPO QUE É COMPARADA COM A “ MÃE”.

Monique Bezerra de Sousa

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Mensagem por Mônica Ribeiro Sex Abr 19, 2013 5:12 pm

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA
III PERÍODO DE PEDAGOGIA NOTURNO 2013
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
ORIENTADORA: REGINA CÉLIA
ACADÊMICA: MÔNICA RIBEIRO

MOACIR GADOTTI

PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO


CONCEITOS BÁSICOS
O QUE APRENDI GLOSSÁRIO
MODERNIZAÇÃO
A concepção de modernização deve ser aplicada na prática educacional, pois a educação contribui para a modernização da sociedade. Ato de modernizar, tendência de aceitar inovações, adotar idéias praticas e modernas ainda não consagradas pelo uso.

DIALÉTICA
O método dialético seria uma das linhas que deveriam ser utilizadas para resolver o problema dos objetivos e meios da educação brasileira.
Argumentar ou discutir.

TEORIA
Pensamentos, críticas, hipótese,
Levantamentos, que são feitos sobre um determinado assunto, que no caso da educação são de extrema importância, pois é através da teoria que se pode chegar na prática. Conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou ciência, levantamento de hipóteses.
PRÁTICA
Vem a ser a aplicação das teorias, métodos a serem utilizados para o aprimoramento, seja ele de fins educacionais ou não, com intenção inovadora, visando o desenvolvimento da sociedade. Saber resultante da experiência, aplicação da teoria.
EDUCAÇÃO Educação é um processo delicado, porém indispensável para a formação geral humanista, somente através da educação a sociedade será transformada. Instrução, ensino.
ALFABETIZAR É reinventar a escrita, o alfabetizador tem que conhecer o sujeito da alfabetização, ou seja, o método deve estruturar atividades que permitam à criança aprender com mais facilidade a leitura e a escrita. O ensino da leitura e da escrita.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
CONHECIMENTO

Nasceu da prática social do homem, não pode ser transmitido e sim adquirido, se constrói através de experiências, onde o homem transforma e recria o mundo. Ciência, experiência, informação.
EDUCAÇÃO/
MODERNIZAÇÃO A contribuição que a educação possibilitou para a modernização da sociedade, trazendo consigo pessoas capazes de pensar, ter uma visão ampla, capaz de atualizar a sociedade.
Tornar moderno, atualizar.
SÍNTESE
Um trabalho que requer análise, e que para ser elaborada é necessário que aja a junção dos elementos, que por sua vez são obtidos por meio da investigação, cabe ressaltar, que somente os elementos mais importantes aparecem na síntese.

Quadro expositivo do conjunto de uma ciência; resenha literária ou científica; resumo; demonstração das proposições pela simples dedução das que já estão provadas.
EDUCADOR
Exerce sua função por amor, se preocupa com o aluno, tem paixão pelo que faz, sempre procura buscar a maneira mais eficaz para desenvolver a capacidade de aprendizagem de seu aluno.
Instrutor, professor.


“EDUCADOR NÃO É AQUELE QUE REPRODUZ OS SERMÕES PRONTOS E ACABADOS, MAS AQUELE QUE DESPERTA CONSCIÊNCIA E MOTIVA PARA A EXISTÊNCIA.”

Mônica Ribeiro

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Mensagem por Elaine Cristina Lopes Sex Abr 19, 2013 11:32 pm

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA
III PERÍODO DE PEDAGOGIA NOTURNO 2013
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
ORIENTADORA: REGINA CÉLIA
ACADÊMICA: ELAINE CRISTINA LOPES DOS SANTOS

MOACIR GADOTTI

PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO

CONCEITOS BÁSICOS

TEORIA DA DEPENDÊNCIA

Mostra como a educação pode marcar de forma positiva a vida do aluno.

Procura mostrar como, no plano interno, a educação (tanto a intencional quanto a não-intencional) as demandas simbólicas das classes dominantes e dominadas, reproduzindo uma estrutura social determinada; e, no plano externo, como se exerce a dominação da nação hegemônica sobre a periferia.

TEORIA DA MODERNIZAÇÃO
Que a educação influenciou bastante a modernização das sociedades.

Procura demonstrar como, no plano interno, a educação contribui para a modernização da sociedade, criando quadros técnicos, possibilitando a mobilidade social, redistribuindo a renda; no plano externo, através do efeito de demonstração, a maior proximidade entre sociedades, numa visão otimista da marcha da História para uma comunidade planetária.


TENDÊNCIA LIBERAL
TECNICISTA

A educação para preparação de empregados para as indústrias.
Subordina a educação à sociedade, tendo como função a preparação de ‘recursos humano’(mão-de-obra para a indústria).
PEDAGOGIA PROGRESSISTA
É antiaoutoritarismo, valoriza o aprendizado em grupo e entende a escola como um elo entre o individual e o social.


Libâneo nos afirma que “tem-se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia da Paulo Freire; a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a critico-social dos conteúdos que, diferentemente das anteriores, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.

PEDAGOGIA DO CONSENSO
Não contribui para a educação, só está preocupada com o resultado da ação.
Não equaciona os temas da mudança e da inovação educacional; ela se preocupa com as conseqüências da ação pedagógica, não lidando com as causas: “ ”

PEDAGOGIA DO CONFLITO
Essa pedagogia se preocupa com a transmissão de conhecimentos.

Empreende a “critica radical do pensamento pedagógico liberal” e “defende a possibilidade de repensar a educação em termos dialéticos”.


CONCEPÇÃO BANCÁRIA

Está preocupada em passar o conhecimento sem se importar se está aprendido ou não, para mostrar que sabe.

Predomina relações narradoras, dissertadoras. A educação torna-se um ato de depositar (como nos bancos); o “saber” é uma doação dos que se julgam sábios aos que não sabem. A educação bancária tem por finalidade manter a divisão entre os que sabem, entre os oprimidos e opressores.


EDUCAÇÃO DA CLASSE

É a educação que se aprende em casa com a família.
É entendida como os processos não-formais de reprodução dos diferentes modos de saber das classes populares.
EDUCAÇÃO POPULAR
É uma educação que apoia o saber popular e com isso poder passa-lo para outras classes.

É um processo sistemático de “participação na formação, fortalecimento e instrumentalização das práticas e dos movimentos populares”.


EDUCAÇÃO DO SISTEMA DOMINATE

Consiste em uma qualificação para a modernização da educação das classes mais abastadas segundo critérios as sociedade.

Consiste em “programas de instrumentalização e capacitação de pessoas e grupos populares, sob controle externo”, visando “produzir a passagem dos modos populares de saber tradicional para modelos de saber modernizados, segundo os valores dos pólos dominantes da sociedade”.

EDUCADOR

Aquele que ensina e aprende ao mesmo tempo com seus educando.

É aquele que emerge junto com seus educando desse mundo vivido de forma impessoal. Educar é tornar e tornar-se pessoa.
EDUCAÇÃO REVOLUCIONÁRIA
Aquela que faz a diferença .

Saviani identifica como aquela que opera a passagem do senso comum à consciência filosófica.

EDUCAÇÃO PERMANENTE
É uma educação que usamos a favor das mudanças da sociedade para melhor nos qualificarmos segundo os critérios das industrias.

É um aumento de formação profissional que serve para torná-los mais rentáveis e melhor adaptados às novas exigências das mudanças tecnológicas do desenvolvimento econômico e industrial.


TEORIA POSITIVISTA DO CONHECIMENTO

É quando o o método se torna mais eficaz que a própria teoria.
O método absorve a teoria de tal forma que o conhecimento válido reduz-se apenas ao conhecimento metodologicamente rigoroso.

TEORIA DIALÉTICA DO CONHECIMNETO

O saber é algo que se constrói todos os dias, sempre em de forma diferente.
O saber é um fato prático, social, portanto inacabado, em formação e reformulação no próprio ato dialógico do conhecer.




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Mensagem por Vanderleia Ivo Santos Sex Abr 19, 2013 11:39 pm




PROJETO DIDÁTICO INTERDISCIPLNAR:
DIALOGANDO COM OS CONCEITOS ESTRUTURANTES NA FORMAÇÃO DOCENTE
ACADÊMICO/A: VANDERLEIA IVO SANTOS
III PERÍODO NOTURNO
CONCEITOS BÁSICOS
SEGUNDO OS MEUS CONHECIEMENTOS
DEFINIÇÕES QUE CONSTAM NO GLOSSÁRIO.
PENSAMENTO PROGRESSISTA

O progressismo é a intenção do adiantamento, desenvolvimento, aperfeiçoamento, evolução, superação e oposta ao conservadorismo.
Políticas progressistas são aquelas que propõe mudanças sócio-econômicas radicais, para o desenvolvimento e, naturalmente, o progresso do país.

É ainda um pensamento mal definido, em elaboracção,e passivel de desenvolvimento futuro, em condiçõo com as direções iniciais. Mesmo assim, já foram elaboradas algumas sinteses, que de forma geral preferem trabalhar o pensamento pedagógico do passado, embora ele ainda esteja presente n ateoria e na pratica da educação atual.
HUMANISMO TRADICIONAL

Uma Reflexão Sobre o Sistema Educacional Brasileiro INTRODUÇÃO A estrutura do Sistema Educacional Brasileiro é resultado de uma série de mudanças ao longo da história da educação no Brasil. Ao desenvolver este trabalho foi fundamental a concepção dos aspectos sobre as fases e contextualização deste sistema na seleção dos conteúdos e até na estruturação deste trabalho

Marcado por uma visão essencialista do homem;
ABASE DE UMA METODOLOGIA DIALETICA
Ela vem esclarecer o real, o hoje deixando as duvidas para atras
Ela é o momento conceitual explicativo mais, amplo uma vez que reflete o movimento mais originário do real. A contradição é o próprio motor interno do desenvolvimento.
HUMANISMO MODERNO

O humanismo, enquanto movimento intelectual e fenômeno cultural contemporâneo ao Renascimento,
Com a visão de homem centrada na existência, na vida, na atividade.
PEDAGOGIA DO CONSENSO
Pedagogia do consenso trabalha com a etica a mesma se preocupa com ação das mudançãs do dia dia.
Não equaciona os temas da mudança e da inovação educacional; ela se preocupa com as conseqüências da ação pedagógica, não lidando com as causas: “”
PEDAGOGIA DO CONFLITO
A mesma trabalhar de forma empreendedora, preocupando -se com as possibilidades de de termos dialeticos

Empreende a “critica radical do pensamento pedagógico liberal” e “defende a possibilidade de repensar a educação em termos dialéticos”.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS


EDUCAÇÃO BANCARIA
Onde os educadores só deposita os conheciemntos para os alunos sem se preocuppar se os mesmo estão aprendendo ou não, não procuram metodos .
Predomina relações narradoras, dissertadoras. A educação torna-se um ato de depositar (como nos bancos); o “saber” é uma doação dos que se julgam sábios aos que não sabem. A educação bancária tem por finalidade manter a divisão entre os que sabem, entre os oprimidos e opressores.



PRIVAÇÃO CULTURAL
Onde os educadores devem ter sabedoria e procurar o motivo da dificuldade de suas criança, e agir com metodos, forma sabia.
Acabam culpabilizando a criança, a família e o meio pelo fracasso obtido a escola, sem questionar a desigualdade social e sua origem economica.
OUTRO LADO DA MOEDA
O educador é o diferencial a cada dia tem que busca conhecimento, para não torna mero professor, e reprodutor do sistema social, e sim o criador de ideias.
O professor é agente de reprodução social e, pelo fato de sê-lo, tambem agente da contestação e da critica. O predominio das funções de reprodução e de critica professoral dependem mais movimento social e sua dinâmica, que se dá na sociedade civil, fora dos muros escolares.
EDUCAÇÃO POPULAR
É a educação comprometida com o próximo sem deixar de desmerece-lo ninguém, e preocupando-se com quem quem que seja o aprendiz.
É um processo sistemático de “participação na formação, fortalecimento e instrumentalização das práticas e dos movimentos populares”.
EDUCAÇÃO
A educação vem para construir a conduta do ser humano tornando ou sucessou ou fracasso
Acaba tendo por função disciplinar( que função básica na concepção capitalista) e formar para obidência e o “respeito” à autoridade, alem de desenvolver o individualismo atraves da concorrencia, onde o exito ou fracasso tem grande peso.
PROFESSORA
A professora ocupa o lugar dos pais quando os mesmos estão longe de seus filhos, assumem a liderança,o controle e assim de tudo educa
Segunada , devem manter a disciplina, que é o sinomio de silencio,assim como autoridade significa obidiencia.











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Mensagem por Joelma de Sousa Martins Sáb Abr 20, 2013 5:19 pm

A educação pode ser definida como sendo o processo de socialização dos indivíduos. Ao receber educação, a pessoa assimila e adquire conhecimentos.O saber é algo que se constrói todos os dias, sempre em de forma diferente e é na escola que se encontra uma forma de educação sistemática, onde os professores são os agente de reprodução social e, pelo fato de sê-lo, tambem agente da contestação e da critica, ou seja, é o professor que vai mostrar o caminho para que aos alunos consigam avaliar a sociedades de forma critica.

Joelma de Sousa Martins

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Mensagem por ariadina da silva brandao Sáb Abr 20, 2013 7:58 pm

O processo de educação, de conhecimento é algo que construimos gradativamente que aprender nunca é demais, pois a educação está em constante mudança.É importante o esforço de todos para um trabalho de transformação da sociedade então as idéias pedagógicas são o resultado das pesquisas e reflexões que vem se desenvolvendo.

ariadina da silva brandao

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Mensagem por Maria Simone Sáb Abr 20, 2013 11:15 pm

A educação transforma o homem em um ser crítico, pensante, dotado de ideias, no qual a pedagogia vem conduzir e sistematizar o processo educacional viabilizando ao mesmo, recursos didáticos e necessários que o ajudem na sua evolução cultural, conforme as ações práticas e pedagógicas direcionadas ao indivíduo.

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Mensagem por Ticiana de Oliveira Melo Dom Abr 21, 2013 1:01 am

A educação vem para construir a conduta do ser humano mas não importa a consepção adotada de educação ela sempre estara fazendo parte da evolução de cada ser humano, agora cabe cada um assimilar e adquiri esse conhecimento.

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Mensagem por priscilla silva araujo Dom Abr 21, 2013 4:10 am

A educação e o principal aspecto a ser trabalhado para que a sociedade cresça a cada dia,pois ela não para,e o homem necessita adquirir conhecimentos que ajudara na sua própria construção,no entanto a educação não se adquiri somente em casa e muito menos só na escola,pois, ela e uma união que se estabelece neste processo de ensino.Mas com a ajuda da educação sistemática facilita a construção dos saberes,gerando pensamentos direcionados a praticas pedagógicas.

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Mensagem por williany Dom Abr 21, 2013 4:12 pm

A educação da classe é entendida como os processos não-formais de reprodução dos diferentes modos de saber das classes populares . E essa educação popular é que apoia o saber popular e com isso pode passa para outras classes. A educação popular se preocupa com quem quer que seja o aprendiz, ela é comprometida com o proximo, e não desmerece ninguém.
COMENTÁRIO DE WILLIANY LILIAN

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Mensagem por Mayra Oliveira Silva Dom Abr 21, 2013 9:36 pm

A educação contribuir para o desenvolvimento do ser humano em sociedade. A educação bancária era quando só o professor falava, pois era considerado anteriormente que o professor tivesse conhecimento. Desta forma o aluno era apenas ouvinte não havia uma troca entre professor e aluno, desta forma o aluno não tinha a sua criticidade aguçada.

Mayra Oliveira Silva

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Mensagem por angelicamedrado Seg Abr 22, 2013 12:04 am

Na educação bancária, somento o professor falava, sem se importar se o aluno estava ou não aprendendo o que o professor "ensinava". Era uma educação que se preocupava apenas em depositar conhecimento.

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Mensagem por taynara karuany rego Seg Abr 22, 2013 10:10 pm

Gadotti aborda as posturas que a educacao tem tomado,citando as tendencias da educacao ,nos mostrando as transformacoes que o contexto pedagógico passou e passa no decorrer da contrucao do saber.

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Mensagem por GHEYSA DA SILVA CRUZ Seg Abr 22, 2013 10:29 pm

O livro de Moacir Gadotti quer nos mostrar que a educação é um processo que acontece gradativamente e o pedagogo tem que ver que as crianças não seres passivos mais sim ativa, e que com a modernidade que vem crescendo cada vez mais é melhor seguirmos a educação popular, pois ela ocontece respeitando o direito de toda a população e asim podemos fazer dos aprendizes de hoje pessoas críticas.

GHEYSA DA SILVA CRUZ

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Mensagem por sandra de sousa lima Ter Abr 23, 2013 3:30 am

a educação é um fenomeno que ocorre em qualquer lugar e de diversas formas.

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Mensagem por evacruz Qua Abr 24, 2013 4:39 am

o autor leva-nos a reflexão da postura da educação brasileira, que tem com objetivo de tranformar, transmitir conhecimento, fazendo parte do processo de socialização, capacitando o idividuo para lidar com as diferentes problematicas da siciedade. Despertando o senso critico do cidadão.

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Mensagem por ADRIANA DOS SANTOS ARAÚJO Dom Abr 28, 2013 7:33 pm

Moacir Gadotti vem mostrar a importância da educação, que sempre é bom o professor aprender novos conhecimentos, adquiri novas experiências, buscar novos métodos pedagógicos para ensinar e ta sempre se atualizando no que acontece no mundo. Assim vai ajudar os seus alunos aprenderem de forma mais natural e prática.

ADRIANA DOS SANTOS ARAÚJO

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