KRAMER, Sonia (coord.). Com a pré-escola nas mãos. Uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1991.

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KRAMER, Sonia (coord.). Com a pré-escola nas mãos. Uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1991.

Mensagem por Admin em Qua Abr 03, 2013 2:51 am

KRAMER, Sonia (coord.). Com a pré-escola nas mãos. Uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1991.

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REFERÊNCIAS: KRAMER, Sonia. Com a pré-escola nas mãos. São Paulo: Ática, 2006.

Mensagem por Ticiana de Oliveira Melo em Ter Abr 09, 2013 10:12 pm

PROJETO DIDÁTICO INTERDISCIPLNAR:
DIALOGANDO COM OS CONCEITOS ESTRUTURANTES NA FORMAÇÃO DOCENTE
ACADÊMICO/A: Ticiana de Oliveira Melo
III PERÍODO NOTURNO DE PEDAGOGIA

QUADRO DE CONCEITOS DO FÓRUM VIRTUAL
REFERÊNCIAS: KRAMER, Sonia. Com a pré-escola nas mãos. São Paulo: Ática, 2006.


Conceito O que eu aprendi Glossário


CURRÍCULO Currículo é essencial em todas as instituições pois ele é um instrumento orientador é a base de toda uma organização, tanto de atividades ou documentos.
Uma obra que está a meio caminho entre o texto puramente teórico e o manual de atividades configurando – se como um instrumento de apoio à organização da ação escolar e, sobretudo, a atuação dos professores.


LINGUAGEM Em toda sociedade a linguagem está presente seja ela culta ou não. E é com esse recurso que o individuo se desenvolve buscando cada dia mais alternativas, para á busca do conhecimento.
A linguagem, então é conhecimento social mas é também produção individual, e, como tal, está presente em todas as manifestações do conhecimento humano.


EDUCAÇÃO Educação é um direito de todos, é só a partir da década de 70 que as crianças começaram ser vista com outros olhos. Passaram a se preocupar com o desenvolvimento intelectual e afetivo das crianças. Pois antes disso a educação era só cuida da higiene, da alimentação e segurança física.
É só a partir da década de 70 que a importância da educação da criança pequena é reconhecida e as políticas governamentais começam a, incipientemente, ampliar o atendimento, em especial das crianças de 4 a 6 anos.

CARTA CONSTITUCIONAL Documento elaborado em 1988, que junto com a LDB, Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, de 1996 anunciam avanços significativos no que se refere a educação infantil.
Reconhece o dever do estado de oferecer creches e pré-escolas para todas as crianças de 0 a 6 anos.


TEMA Ê o inicio de um contexto que só pode começar através de um enunciado que determina se as atividades devem ser momentâneas ou provisórias. Com isso se inicia a organização dos temas a serem trabalhados nas escolas.
É o fio condutor e, dessa forma, ele move e ao mesmo tempo, organiza as atividades e os conhecimentos.

TEORIAS Teoria é o inicio de investigações, afirmações hipóteses acerca de vários assunto, que da maioria das vezes só funciona com a prática.
A educação se alimenta de varias ciências norteada por um eixo político e movida pela historia assim sendo, varias são as fontes de influencias às teorias educacionais e as tendências pedagógicas nelas fundamentadas.


HETEROGENEIDADE Essa, mistura de contexto entre as crianças onde algumas moram em casa construídas alugadas,próprias e outros fatores como religião, pais separados, neste contexto diz muito a respeito do aprendizado das crianças,pois quando chegam a escola elas já vem com algum conhecimento de casa.
A heterogeneidade era a marca dos diferentes contextos em que viviam as crianças.


AVALIAÇÃO Métodos avaliativos no caso das crianças elas sempre são o centro primordial da avaliação que é feita para aprimorar o trabalho realizados com elas.
É, então, um aspecto fundamental de qualquer proposta curricular; é na verdade, parte integral dessa proposta.

ASSIMILAÇÃO A partir do momento em que a criança vai interagindo com outras crianças ela vai se desenvolvendo a cada dia e conseguindo assimilar as diversas formas de aprender.
Os esquemas de assimilação vão se modificando progressivamente, configurando os estágios de desenvolvimento.

TEMAS CÍCLICOS Estes temas são as festividades que ocorrem nas escolas e são bastante trabalhadas na educação infantil, como por ex.dia do índio, soldado, dia das mães etc.Onde e trabalhado com elas a importância de cada festividade.
Há temas cíclicos, recorrentes anualmente e comemorados em datas ou períodos específicos e que representam, em geral certas festividades.


PRÉ-ESCOLA Essa inauguração foi de fundamental importância visto que nesta época os trabalhos com crianças era só de caráter assistencialista. Com a pré- escola as crianças tem a chance de desenvolver ampliar seus conhecimentos tanto de responsabilidade, autonomia, cooperação, criticidade e contribuído para a formação da cidadania.
Como jardim de infância foi inaugurado como movimento da escola nova nas décadas de 20 e 30 deste século, sendo ate hoje muito difundida seja na rede pública,seja particular.
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Adriana Araújo

Mensagem por ADRIANA DOS SANTOS ARAÚJO em Sex Abr 19, 2013 2:50 am

REFERÊNCIAS: KRAMER, Sonia. Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil.
São Paulo, Ática, 2009.


CONCEITOS

O QUE EU APRENDI

GLOSSÁRIO



DESENVOLVIMENTO Após a criança adquirir o conhecimento, o objetivo é explorar, estimular, usar métodos para que ela se desenvolva naturalmente, assim o professor pode avaliar seu desenvolvimento em sala de aula. O maior conhecimento do mundo físico e social (da língua, da matemática, das ciências naturais e das ciências sociais), eixos básicos da função pedagógica da pré-escola.

PROFESSOR Sabemos que o professor é muito importante na educação, principalmente na pré-escola onde a criança tá iniciando seu aprendizado e cada vez mais ele pode aprofundar seus conhecimentos, usando instrumentos pedagógicos. Sendo assim o professor torna a pré-escola não só um acolhimento, mais também um instituto de educar crianças. É o desafiador da criança: ele cria “dificuldades” e “problemas”. Assim, a pré-escola deixa de ser vista como passatempo, e passa a ser um espaço criativo, que permite a diversificação e ampliação das experiências infantis, valorizando a iniciativa, curiosidade e inventividade da criança e promovendo a sua autonomia.


ESCOLA DINÃMICA A escola dinâmica faz parte da comunidade e vem contribuir na educação, ajudando as crianças de classes baixas, a fazer trabalhos dinâmicos em grupos.
É elemento ativo de mudança social para a edificação de uma sociedade mais humana, e é também popular, pois se direciona ás crianças do povo, para fazer com que não se sintam discriminadas por pertencerem ás classes populares.

TÉCNICAS
Além das dinâmicas e métodos a pedagogia precisa também de técnicas para as crianças ter facilidade em absorver e desenvolver o que aprendeu. É construída lentamente com base na experimentação e documentação, que fornecem á criança instrumentos para aprofundar o seu conhecimento e desenvolver a sua ação.
PLANEJAMENTO

0 planejamento inicia elaborando o tema, depois o professor vai em busca de instrumentos, para que haja um maior entendimento sobre o tema na qual escolheu para desenvolver aos seus alunos, É desenvolvimento dos temas geradores de forma consistente é a existência de materiais de consulta e de biblioteca.

TEMA Com o tema fica mais fácil de você direcionar o assunto na qual vai desenvolvê-lo. E se for um tema fácil de comentar a criança acaba participando. É o fio condutor e, dessa forma, ele move e, ao mesmo tempo, organiza as atividades e os conhecimentos.

A LINGUAGEM Através da linguagem passamos a transmitir pensamentos e conhecimentos na qual se adquiri. Também representa tudo que queremos nos expressar no convívio social, natural e linguístico. É conhecimento social, mas é também produção individual, e, como, tal está presente em todas as manifestações do conhecimento humano.

AVALIAÇÃO A avaliação é um processo fundamental na educação social e politica, é uma prática que avalia o aluno em seu convívio, seus hábitos e seu modo de expressar, para que o professor possa ajudar em seu desempenho educacional. É, então, um aspecto fundamental de qualquer proposta curricular; é, na verdade, parte integrante dessa proposta.


ESCOLA-FAMILIAS É de muita importância à presença e a participação da família da criança na escola. Dessa forma os pais colaboram e ajudam dando sugestões para o ensino de seu próprio filho, isso facilita a criança em sua compreensão no aprendizado. Visando o melhor conhecimento das crianças e, portanto, uma maior qualidade para o trabalho pedagógico.


AS REUNIÕES Na escola tem que haver reuniões com os pais dos alunos, é uma forma dos professores poder passa suas ideias e experiências positiva e negativas que teve em sala de aula. E também vai ajudar a ter um vinculo com pais, professores e alunos. Facilitam a discussão coletiva, podem também favorecer a análise ou busca de soluções para problema do grupo, da escola, ou da comunidade em que está inserida.



ADRIANA DOS SANTOS ARAÚJO

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Re: KRAMER, Sonia (coord.). Com a pré-escola nas mãos. Uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1991.

Mensagem por Maria Itelvina Resplandes em Sex Abr 19, 2013 2:54 am




FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA -FEST
III PERÍODO DE PEDAGOGIA NOTURNO 2013.1
ACADEMICA: Maria Itelvina Resplandes Gomes
ORIENTADORA; ANDREIA
REFERENCIAS; COM A PRÉ-ESCOLA NAS MÃOS DE, KRAMER, Sonia (coordenadora), PERREIRA, Ana Beatriz Carvalho. OSWALD, Maria Luiza Magalhães Bastos, ASSIS, Regina de. Editora ática-2006, 14. Edição.

CONCEITOS BÁSICOS
APÓS A LEITURA DO LIVRO: COM A PRÉ-ESCOLA NAS MÃOS,de KRAMER SONIA(coordenadora),PREIRA,OSWALD,e ASSIS. O que aprendi:
COMPARE AS SUAS RESPOSTAS COM AS DEFINIÇÕES QUE CONSTAM NO GLOSSÁRIO.
EDUCAÇÃO

É um conjunto de procedimentos que devem promover o desenvolvimento pleno da criança, facilitando o acesso dela ao ensino básico, permitindo que ela aprenda português, matemática, ciências naturais e sociais.
EDUCAÇÃO: é transformação, o desenvolvimento de toda s as faculdades do individuo, buscando assumir os padrões sociais vigentes,

ESCOLA

Cabe a ESCOLA, a finalidade de contribuir para gerar as mudanças, através do seu papel principal, que é o de Ensinar. Assim cada Escola possui condições específicas e diante dos desafios que tem que infrentar,para alcançar os objetivos,

A ESCOLA; é também a escola para crianças as têm a função de contribuir, junto com as demais instancia da vida social transformar e tornar a sociedade brasileira mais democrática.

CURRICULO
Entendemos que currículo é uma obra que está nomeio do caminho entre o texto puramente teórico e o manual de atividades, configurando-se como um instrumento de apoio á organização da ação escolar, com a atuação do professor. Ele não substitui a ação da direção pedagógica, ele é uma síntese provisória.

O currículo é um guia de apoio , ele não substitui a ação da direção pedagógica, mas ele é uma síntese provisória do trabalho escolar.
O ESTADO

O Estado tem o dever de oferecer creches e pré-escola para todas as crianças de 0 a 6 anos, afim de que este conhecimento se transforme em realidade, fazendo com que a educação se torne verdadeiramente pública.

O ESTADO É, uma organização política, como nação tem suas constituição, que faz parte da unidade da Federação.
L D B
A nova Carta Constitucional reconhece o dever do Estado de oferecer creches e pré-escola para todas as crianças de 0 a 6 anos.. Direito ao acesso e a permanência ,favorecendo o desenvolvimento infantil.
LEI DE DIRETRIZES E BASES, criada para organizar a educação brasileira..
CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA
As relações entre educação e sociedade são estreitas. Analisando criticamente, através de estudo e das discussões sociais, é possível atribuir o papel da escola na sociedade brasileira.


CIÊNCIA que estuda os problemas sociais e políticos.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS


CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA
A Psicologia, tem dado uma contribuição bastante relevantes que nos permitem conhecer o desenvolvimento infantil em diferentes áreas: sensório-motora,sócio-afetiva, simbólica e cognitiva,permitindo que compreendamos como as crianças constroem seu conhecimento.
A Psicologia é uma ciência que trabalha com a mente humana e suas atividades..
CONTRIBUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA
Os estudos antropológicos exigem que levemos em conta o contexto de vida mais imediato das crianças e as próprias características específicas do professor e da escola como instituição. Elas se desenvolvem psicologicamente diferente, possuem, habitos, valores, e costumes diferentes.
ANTROPOLOGIA é uma ciência,que estuda os seres humanos em seu habit, estuda o homem em suas origens
AS TENDÊNCIAS PEDAGOGICAS
Não é simples sistematizar estas tendência pois a realidade é muito mais rica,dinâmica e contraditória do que as tipologias ou classificações que delas fazemos.A prática pedagógica é muito mais complexa do que os rótulos que nela colocamos. .
PEDAGOGIA; é a arte de educar, de ensinar a criança a ciência da educação.





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DEZENVOLVIMENTO INFANTIL
Para que a criança se desenvolva é necessária que ela adquira os conhecimentos, e se construa em torno dela autonomia, a cooperação, e a criatividade
INFANTIL, relativo a infância, a criança, a inocência.
FAMILIA

Ela é a peça mais importante na educação infantil, pois, os pais passam para os filhos heranças de valores a serem seguidos, e exemplos que são modelos. Se os pais gostam de ler provavelmente as crianças serão bons leitores. Ela deve participar ativamente da educação infantil, sendo ativa nas atividades escolares dos seus filhos.
FAMILIA; grupo de pessoas com as mesmas ascendência, mesma linhagem, mesmo clã.

Considerações finais: O objetivo principal deste livro é promover a educação de criança de 4 a 6 anos,com qualidade, independente de raça, sexo, cultura ou etinia.

















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- Com base na atividade realizada, comente sobre sua aprendizagem referente aos conceitos estruturantes.
Pude rever conceitos importantes e construir outros que não estavam muito claros.
Por sermos professores, formadores de opinião, acredito que devemos ser politizados, críticos e pesquisadores na área da Educação. Mesmo quando não abordo o assunto com meus alunos, mas reivindico, junto com os colegas professores, melhores condições de trabalho com a garantia de nossos direitos e consequente qualificação do ensino.


Maria Itelvina Resplandes

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Re: KRAMER, Sonia (coord.). Com a pré-escola nas mãos. Uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1991.

Mensagem por Poliana Dos s.Bandeira em Sex Abr 19, 2013 4:06 am

O livro com a pré-escola nas mãos nos mostrar como se deu processo de educação infantil no Brasil. No ínicio a educação era só cuida da higiene, da alimentação e segurança física,depois surgiu as escolas realmente onde seriam ministradas aulas,onde os professores estariam realmente preocupados com o futuro educacional dessas crianças a autora vem trabalhar a questão de aprendizagem,práticas pedogógicas,formas que como o professor deve trabalhar com esse alunos.

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Re: KRAMER, Sonia (coord.). Com a pré-escola nas mãos. Uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1991.

Mensagem por Joelma de Sousa Martins em Sab Abr 20, 2013 7:49 pm

KRAMER, ao escrever o livro COM A PRÉ-ESCOLA nas mãos, nos mostra a realidade da educação infantil no BRASIL. Não existiam creches voltadas para a educação preocupadas com o desenvolvimento cognitivo das crianças, a preocupação estava apenas em cuidar da segurança pois eram filhos de mães que trabalhavam e não tinham onde deixar, e cuidar da alimentação e da higiene e só apartir dos anos 80 as crianças começaram ver as crianças com outros olhos.

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Re: KRAMER, Sonia (coord.). Com a pré-escola nas mãos. Uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1991.

Mensagem por ariadina da silva brandao em Sab Abr 20, 2013 9:40 pm

O livro com a pré escola nas mãos nos mostra como se deu inicio o processo de educação infantil, que nas creches também a criança precisava não só do cuidado mas era também muito importate essa educação infantil, onde era apartir dalí que desenvolvia o seu processo de aprendizagem como garantia de diminuição do fracasso escolar no ensino obrigatório.

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Re: KRAMER, Sonia (coord.). Com a pré-escola nas mãos. Uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1991.

Mensagem por Maria Simone em Dom Abr 21, 2013 2:14 am

Na constituição de 1988, art. 208, inciso IV garante o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idades. A partir da promulgação da lei a pré-escola perdeu o aspecto assistencialista e assumiu uma visão de caráter pedagógico, que tem por objetivo educacional estimular as crianças através de atividades lúdicas e jogos a exercitar suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas, iniciando assim o processo de alfabetização.

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Re: KRAMER, Sonia (coord.). Com a pré-escola nas mãos. Uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1991.

Mensagem por priscilla silva araujo em Dom Abr 21, 2013 5:33 am

O livro aborta a verdadeira realidade do ensino infantil no Brasil,pois antigamente as instituições de ensino não era volta para o aprendizado da criança,e sim com outros cuidados como a higiene e prevenção.As crianças eram deixadas la pois os pais tinham que trabalhar fora e não tinha com quem deixar seus filhos.Depois com a lei surgiu as escolas onde era necessário as aulas ministradas por educadores. A autora aborda algumas maneias de como deve ser realizada esse ensino com as crianças,utilizando praticas pedagógicas.

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Re: KRAMER, Sonia (coord.). Com a pré-escola nas mãos. Uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1991.

Mensagem por williany em Dom Abr 21, 2013 6:39 pm

A escola possui condições específicas e diante dos desafios que tem que infrentar, para alcançar os objetivos. Ela é também a escola para crianças e têm a função de contribuir, junto com as demais instancia da vida social transformar e tornar a sociedade brasileira mais democrática. Com a pré- escola as crianças tem a chance de desenvolver ampliar seus conhecimentos tanto de responsabilidade, quanto cooperação, criticidade e contribuído para a formação da cidadania.
COMENTÁRIO DE WILLIANY LILIAN

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Re: KRAMER, Sonia (coord.). Com a pré-escola nas mãos. Uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1991.

Mensagem por Mayra Oliveira Silva em Dom Abr 21, 2013 10:10 pm

Nesta obra Kramer ressalta que antes da década de 70 a educação era voltada para higienização das crianças e cuidados. Só a partir da década de 70 que a educação ganhou novos rumos e passou a ter uma preocupação com a aprendizagem da criança e desenvolvimentos cognitivo. A autora também fala da relação família e escola, que é necessario a relação de ambos para um bom desenvolvimento da aprendizagem da criança.

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Re: KRAMER, Sonia (coord.). Com a pré-escola nas mãos. Uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1991.

Mensagem por cristiano lopes em Seg Abr 22, 2013 4:10 am

faculdade de educação santa teresinha
curso de pedagogia 3- périodo

acadêmico - Cristiano lopes do nascimento

na concepção que o livro busca contradições que refletem os interesses antagônicos das classes sociais nela existente , penetrando tais contradições em todos os aspectos que buscamos conhecer na escola.


cristiano lopes

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Re: KRAMER, Sonia (coord.). Com a pré-escola nas mãos. Uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1991.

Mensagem por taynara karuany rego em Seg Abr 22, 2013 11:59 pm

O livro de sonia kramer aborda toda a historicidade da educacao infantil,frisando a pre-escola , que antes as creches nao eram voltadas para a educacao e sim para os cuidados com a crianca,filhos de operarios que nao tinham com quem deixar os seus filhos.As criancas ficavam com uma lacuna num sentido cognitivo por todo esse periodo.

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Re: KRAMER, Sonia (coord.). Com a pré-escola nas mãos. Uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1991.

Mensagem por GHEYSA DA SILVA CRUZ em Ter Abr 23, 2013 12:14 am

O livro de Sônia Kramer vem nos mostrar como um professor deve trabalhar na área da educação infantil, frisando os métodos e a maneira de como devemos nos comportar em uma sala de aula. Nos informa também que a devemos ter muito cuidado com as crianças na pré-escola e que é de suma importância que a escola trabalhe juntamente com a família para que aconteça uma aprendizagemde boa qualidade.

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por suzane negreiros

Mensagem por Mônica Ribeiro em Ter Abr 23, 2013 2:59 am

o livro nos mostra como devemos trabalha na area da educação infantil e como a relação dos pais na escola tem grande importançĩa do desenvolvimento da criança

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