SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2008.
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Mônica Ribeiro
GHEYSA DA SILVA CRUZ
taynara karuany rego
williany
Laudineide da S. oliveira
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SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2008.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2008.
Re: SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2008.
REFERÊNCIA: SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2008.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA - FEST
III PERÍODO DE PEDAGOGIA NOTURNO 2013.1
NOME DA AUTORA MAGDA SOARES. ALFABETIZAÇÂO E LETRAMENTO
CONCEITOS
O QUE APRENDI GLOSSÁRIO
Alfabetização A alfabetização é um processo de aprendizagem continuo na vida de uma criança, um jovem e um adulto, ela é fundamental para que possamos desenvolver nossos conhecimentos.
Por muito tempo a alfabetização foi entendida apenas com a capacidade de decodificar o sistema de escrita ( sinais gráficos ), mas isso vem se ampliando, atualmente ela é entendida com a utilização da leitura. Pode-se concluir da discussão a respeito do conceito de alfabetização, que essa não é uma habilidade, é um conjunto de habilidades, o que caracteriza como um fenômeno de natureza complexa multifacetado.
Educação A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontraram ainda preparadas para a vida social, tem por objetivo sustentar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais. Para Paulo Freire um dos maiores educadores brasileiros, a educação, Prática da liberdade conscientização, direito de todos.
Método É necessário que todo educador busque a melhor forma possível para desenvolver seu papel, que é um mediador do conhecimento, e fundamental que ele tenha varias metodologias para se trabalhar, por que todo ser humano e diferente um do outro, e a maneira de se aprender também se varia de pessoa para pessoa. É o objeto de estudo e pesquisas em todas as décadas, mas sua presença significativa nos anos 50 e 60.
Qualidade de ensino Ainda nos dias de hoje, observa-se que a educação varia com as classes sociais e com as regiões. E isso que tem que mudar em nossa educação, educação tem que ser igual para todos. Propriedade, atributo ou condições das coisas ou das pessoas capazes de distingui-las das outras.
Habilidades É a capacidade de cada um , e o que já foi capaz de aprender, e para o professor é o objetivo alcançado e esperados que todos desenvolvam suas habilidades. Se constituem através do conhecimento, a escrita, os diferentes processos de aprendizagens.
Perspectiva histórica A sociedade precisa de uma boa educação, e de mais formadores de opiniões capazes de lutar por mas melhoria na nossa educação. Que investiga, entre outros temas, a historia dos sistemas, de suportes, de objetivos e de processos da escrita.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Perspectiva sociológica
A educação é importante em todas as etapas da vida de um cidadão.
Que tem a leitura e a escrita como práticas sociais,pesquisas as relações entre essas práticas e as características sociais dos que as exercem.
Perspectiva textual
Não se pode pensar em escrita sem pensar na leitura. É no contato com a diversidade textos lidos ou ouvidos que os alunos poderão se desenvolver como autores de textos escritos.
Que investiga as diferenças entre o texto oral e o texto escrito, os recursos de coerência e coesão.
Perspectiva educacional
No decorrer do processo educacional é necessário que a criança tenha diversas manifestações da escrita como, placas, livros, bilhetes, jornal, cartazes e etc,que devem ser valorizado nesse processo de aprendizagem.
Que investiga as condições institucionais e programáticas de produção do alfabetismo,os processos metodológicos e didáticos de introdução de crianças e adultos no mundo da escrita.
Perspectiva política
Acredita-se que a política existe para favorecer ou não os interesses do povo, dela é exigida a ação efetiva em benefícios e melhorias dos cidadãos.
Que analisa as condições de possibilidades de programas de produção do alfabetismo , que determina objetivos e metas da aprendizagem
- Com base na atividade realizada, comente sobre sua aprendizagem referente aos conceitos estruturantes.
A alfabetização e letramento tem sofrido, mudanças e avanços na busca de se alfabetizar letrando. O sistema de avaliação também tem merecido grandes reflexões : promoção automáticas nos anos iniciais.
A avaliação pode ser pensada em dois aspectos , primeiro sobre a perspectiva burocrática e política, que diz respeito aos projetos pedagógicos de ensino e regimentos escolares das unidades.
Para a construção do processo de avaliação o professor deve refletir sobre algumas questões , Por que avaliar? Quem deve avaliar? Como avaliar os alunos? E quando avaliar?
Por que avaliar para acompanhar o processo de alfabetização de cada aluno, para direcionar, planejar, replanejar, organizar e reorganizar as possibilidades de interação do professor pertinentes a aprendizagem. Trabalhar a leitura oral dos alunos ajuda a desenvolver a capacidade de pronuncia adequada, a boa articulação das palavras, a entonação e a observação das pausas.
O convite para os alunos lerem em voz alta pode se tornar bastante prazeroso se o professor oferecer, por exemplo, textos curtos, como canções, parlendas , charadas que estimulem o gosto pela leitura. Portanto, a avaliação nas primeiras series devem servir para verificar o avanço das aprendizagens e também para a pratica do professor enquanto mediador.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA - FEST
III PERÍODO DE PEDAGOGIA NOTURNO 2013.1
NOME DA AUTORA MAGDA SOARES. ALFABETIZAÇÂO E LETRAMENTO
CONCEITOS
O QUE APRENDI GLOSSÁRIO
Alfabetização A alfabetização é um processo de aprendizagem continuo na vida de uma criança, um jovem e um adulto, ela é fundamental para que possamos desenvolver nossos conhecimentos.
Por muito tempo a alfabetização foi entendida apenas com a capacidade de decodificar o sistema de escrita ( sinais gráficos ), mas isso vem se ampliando, atualmente ela é entendida com a utilização da leitura. Pode-se concluir da discussão a respeito do conceito de alfabetização, que essa não é uma habilidade, é um conjunto de habilidades, o que caracteriza como um fenômeno de natureza complexa multifacetado.
Educação A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontraram ainda preparadas para a vida social, tem por objetivo sustentar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais. Para Paulo Freire um dos maiores educadores brasileiros, a educação, Prática da liberdade conscientização, direito de todos.
Método É necessário que todo educador busque a melhor forma possível para desenvolver seu papel, que é um mediador do conhecimento, e fundamental que ele tenha varias metodologias para se trabalhar, por que todo ser humano e diferente um do outro, e a maneira de se aprender também se varia de pessoa para pessoa. É o objeto de estudo e pesquisas em todas as décadas, mas sua presença significativa nos anos 50 e 60.
Qualidade de ensino Ainda nos dias de hoje, observa-se que a educação varia com as classes sociais e com as regiões. E isso que tem que mudar em nossa educação, educação tem que ser igual para todos. Propriedade, atributo ou condições das coisas ou das pessoas capazes de distingui-las das outras.
Habilidades É a capacidade de cada um , e o que já foi capaz de aprender, e para o professor é o objetivo alcançado e esperados que todos desenvolvam suas habilidades. Se constituem através do conhecimento, a escrita, os diferentes processos de aprendizagens.
Perspectiva histórica A sociedade precisa de uma boa educação, e de mais formadores de opiniões capazes de lutar por mas melhoria na nossa educação. Que investiga, entre outros temas, a historia dos sistemas, de suportes, de objetivos e de processos da escrita.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Perspectiva sociológica
A educação é importante em todas as etapas da vida de um cidadão.
Que tem a leitura e a escrita como práticas sociais,pesquisas as relações entre essas práticas e as características sociais dos que as exercem.
Perspectiva textual
Não se pode pensar em escrita sem pensar na leitura. É no contato com a diversidade textos lidos ou ouvidos que os alunos poderão se desenvolver como autores de textos escritos.
Que investiga as diferenças entre o texto oral e o texto escrito, os recursos de coerência e coesão.
Perspectiva educacional
No decorrer do processo educacional é necessário que a criança tenha diversas manifestações da escrita como, placas, livros, bilhetes, jornal, cartazes e etc,que devem ser valorizado nesse processo de aprendizagem.
Que investiga as condições institucionais e programáticas de produção do alfabetismo,os processos metodológicos e didáticos de introdução de crianças e adultos no mundo da escrita.
Perspectiva política
Acredita-se que a política existe para favorecer ou não os interesses do povo, dela é exigida a ação efetiva em benefícios e melhorias dos cidadãos.
Que analisa as condições de possibilidades de programas de produção do alfabetismo , que determina objetivos e metas da aprendizagem
- Com base na atividade realizada, comente sobre sua aprendizagem referente aos conceitos estruturantes.
A alfabetização e letramento tem sofrido, mudanças e avanços na busca de se alfabetizar letrando. O sistema de avaliação também tem merecido grandes reflexões : promoção automáticas nos anos iniciais.
A avaliação pode ser pensada em dois aspectos , primeiro sobre a perspectiva burocrática e política, que diz respeito aos projetos pedagógicos de ensino e regimentos escolares das unidades.
Para a construção do processo de avaliação o professor deve refletir sobre algumas questões , Por que avaliar? Quem deve avaliar? Como avaliar os alunos? E quando avaliar?
Por que avaliar para acompanhar o processo de alfabetização de cada aluno, para direcionar, planejar, replanejar, organizar e reorganizar as possibilidades de interação do professor pertinentes a aprendizagem. Trabalhar a leitura oral dos alunos ajuda a desenvolver a capacidade de pronuncia adequada, a boa articulação das palavras, a entonação e a observação das pausas.
O convite para os alunos lerem em voz alta pode se tornar bastante prazeroso se o professor oferecer, por exemplo, textos curtos, como canções, parlendas , charadas que estimulem o gosto pela leitura. Portanto, a avaliação nas primeiras series devem servir para verificar o avanço das aprendizagens e também para a pratica do professor enquanto mediador.
Laudineide da S. oliveira- Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/04/2013
Re: SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2008.
Segundo o livro, a sociedade precisa de uma boa educação, e de mais formadores de opiniões capazes de lutar por mas melhoria na nossa educação. E é necessário que todo educador busque a melhor forma possível para desenvolver seu papel, que é um mediador do conhecimento.
COMENTÁRIO DE WILLIANY LILIAN
COMENTÁRIO DE WILLIANY LILIAN
williany- Mensagens : 7
Data de inscrição : 19/04/2013
Re: SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2008.
Segundo o livro o processo de alfabetizacao vem sofrendo modificacoes,como antigas "tecnicas" como o be-a-ba, os processos metalinguisticos, mas que vem sendo desconstruidas a partir de uma nova percepcao da alfabetizacao de forma a trabalhar primeiramente o ser critico,o entendimento dos alunos para depois partir para as regras gramaticais.
taynara karuany rego- Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/04/2013
Re: SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2008.
Soares aborda no livro Alfabetização e Letramento que não é certo apenas alfabetizar uma criança e não latrá-la porque assim, ela se tornara uma alfabetizada funcional. E não é isso que queremos, queremos pessoa que consigam construir textos coesos e que consiga interpretar todos os textos que ele ver no seu cotidiano.
GHEYSA DA SILVA CRUZ- Mensagens : 7
Data de inscrição : 04/04/2013
por suzane negreiros
devemos sempre ensinar as crianças a ler e escreve pra ter uma boa educação e ter um bom ensinamento para que mas na frente possa ter uma boa formação e uma vida melhor .
Mônica Ribeiro- Mensagens : 5
Data de inscrição : 05/04/2013
Re: SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2008.
Magda destaca neste livro que a alfabertização é o caminho para uma educação, onde molda o conhecimento de cada criança digamos assim, pois atraves da alfabertização que vamos fazer futuro letrado.
Vanderleia Ivo Santos- Mensagens : 5
Data de inscrição : 05/04/2013
Re: SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2008.
a obra traz a leitura e a escrita como elementos indispensaveis no processo de ensino e aprendizagem, ressaltando ainda a necessidade de se realizar não só a alfabetização mas também o letramento.
sandra de sousa lima- Mensagens : 7
Data de inscrição : 06/04/2013
Re: SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2008.
O autor através do livro vem despertar a educação e trazer novas tecnicas de alfabetização e letramento. enfatizando na importância da alfabetização nos primeiros anos. E que o processo de alfabetização vem sofrendo mudanças necessarias. E que a alfabetização quando bem aplicada tem um efeito positivo da vida educacional cidadão.
evacruz- Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/04/2013
Re: SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2008.
O livro destaca a importância da alfabetização e do letramento para o ensinamento da criança. São dois processo de aprendizagem, a prática de leitura e de escrita no caso o letramento e a aprendizagem da forma de escrita a alfabetização.
ADRIANA DOS SANTOS ARAÚJO- Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/04/2013
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